sexta-feira, novembro 25, 2011

VANESSA ARTICULA APOIO A PARÓQUIA DE MOSQUEIRO


Padre Francisco e Vanessa: parceria em busca de apoio para a Paróquia e a comunidade

Na manhã de hoje, a vereadora Vanessa e sua equipe estiveram na vila de Mosqueiro conhecendo os preparativos para o Círio de Nossa Senhora da Conceição, no próximo domingo. Esta paróquia atende a região da ilha que vai do Murubira à Baía do Sol

Na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Carananduba, Vanessa se reuniu com o padre Francisco, que aproveitou pra mostrar toda a área da Igreja. Devido à necessidade dos moradores, o pároco demonstrou interesse em implantar lá um infocentro. “Em Mosqueiro, precisamos dar oportunidade de qualificação pra nossa juventude, e hoje, no mercado de trabalho, há exigência da informática básica”, preocupou-se padre Francisco. 

Prontamente, a vereadora se dispôs a tratar do assunto diretamente na Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e ficou de fornecer toda a relação de documentos necessários pra que a Paróquia fique habilitada a receber os equipamentos.

“Além disso, padre, temos condições de trazer pra Carananduba nossas oficinas do projeto Integração, em parceria com a Associação Integra Belém. Com cursos itinerantes, podemos aumentar a quantidade de pessoas qualificadas, que possam, em curto espaço de tempo, gerar renda para suas famílias”, disse a vereadora. Em Mosqueiro, o projeto Integração já levou cursos para a área do Ariramba e da Vila. 

Ao final da visita, a vereadora fez uma doação para ajudar nos preparativos do Círio 2011.

segunda-feira, novembro 07, 2011

SESAN INICIA OBRA DE DRENAGEM NA TRAVESSA TIMBÓ



Na baixada do Marco, o problema de inundação é antigo. A Sesan está construindo rede para drenar água da chuva e minimizar o problema

Atendendo solicitação da vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB), a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) iniciou, na semana passada, obra de drenagem de águas pluviais na Travessa Timbó, no perímetro entre as passagens Acatauassú Nunes e José Leal Martins, no bairro do Marco.

Naquele perímetro, como de resto na maioria das vias públicas daquela área do Marco, o problema é antigo. Há décadas que os moradores sofrem com a inundação das vias publicas e, por consequência, das suas residências. A principal causa de tamanhos transtornos é a não realização da segunda etapa da obra de macrodrenagem do canal do Tucunduba. Previsto para ser iniciado em 2005, a obra ainda não saiu das pranchetas da Sesan nem tem previsão de início.

"A obra de agora não será definitiva, mas apenas provisória, voltada a facilitar o escoamento da água das chuvas e evitar o alagamento das ruas e residências", afirmou Vanessa. Há três anos que a vereadora vem exigindo providências da Sesan, inclusive com apresentação de emendas ao orçamento municipal, para evitar mais prejuízos aos moradores e mais riscos à saúde pública.

Segundo Vanessa, aquele trecho da Travessa Timbó receberá uma rede de drenagem para captar a água das chuvas e levá-la aos canais da Leal Martins e da Vileta e, deste, para o canal do Tucunduba. Desde que foi construído, o canal da Timbó não tem ligação direta com o canal do Tucunduba - isso somente será possível com a segunda etapa do projeto.

"Mesmo não sendo a obra definitiva, nossa expectativa é que, a partir deste próximo inverno, os moradores não tenham os sofrimentos dos anos passados", afirmou Vanessa.

quinta-feira, novembro 03, 2011

CENTRO DE EQUOTERAPIA DA PM PROMOVERÁ PALESTRA E TEATRO

Por conta do sucesso do Cieq da PM, Vanessa quer que Belém tenha um programa municipal de equoterapia. A proposta tramita na CMB

No dia 10 de novembro, o Centro Interdisciplinar de Equoterapia (Cieq-Belém) da Polícia Militar realizará o II Ciclo de Palestras “Equoterapia e Qualidade de Vida”, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), das 8h às 13h.

Segundo o coordenador do Cieq, tenente coronel Cláudio Polaro, o evento é uma oportunidade para reflexão, troca de experiências e aprendizado sobre as atividades que ajudam dezenas de crianças a adquirir autoconfiança e a recuperar a capacidade de se movimentar e, com isso, ter uma melhor qualidade de vida.

Outro evento acontecerá no dia 15 de dezembro, quando o Centro promoverá a apresentação da peça teatral "O cavalo mágico - a evolução", como parte do projeto Arte-Equoterapia, que visa valorizar e aproximar os praticantes da Equoterapia de outras atividades relacionadas à arte-educação, como teatro, música, dança e pintura. 

O principal objetivo é valorizar a identidade cultural e divulgar histórias de superação de pessoas com deficiências. O trabalho será realizado com a magia do teatro de bonecos. Para os eventos, a o Centro de Equoterapia conta com a parceria da Associação dos Amigos do Centro Interdisciplinar de Equoterapia (Aacie-Belém) e da Companhia de Teatro de Bonecos Bric Brac.

Fonte: Agência Pará

PS: A vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB), capitã da Polícia Militar do Pará, é parceira do Cieq/Belém e integrante da entidade de que reúne amigos e apoiadores do Centro de Equoterapia da PM.

Por conta do sucesso já alcançado pelo Cieq, Vanessa propôs, no início de outubro passado, na forma de projeto de lei, que Belém tenha o seu Programa Municipal de Equoterapia, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de deficiências físicas e mentais, idosos e drogaditos em tratamento.

Se convertido em lei municipal, o programa será executado pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém.