sexta-feira, janeiro 14, 2011

EQUOTERAPIA VOLTARÁ A TER APOIO DO GOVERNO DO ESTADO


Antes da reunião, era grande a expectativa dos dirigentes da Aaieq, de familiares e da vereadora sobre a continuidade do apoio à Equoterapia, mas este foi confirmado pela adjunta da Csa Civil, Sophia Costa

A chefe adjunta da Casa Civil do Governo do Estado, Sophia Costa, garantiu que o Programa de Equoterapia Interdisciplinar da Polícia Militar do Pará voltará a gozar de apoio oficial para manter suas atividades. A garantia foi dada por Sophia à vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB), na manhã da última terça-feira, em reunião na Casa Civil, com a presença de educadores do programa e familiares de crianças e adolescentes atendidos por ele.

O programa vinha recebendo apoio oficial do Estado, mas seus instrutores foram exonerados com a mudança no comando do governo. Mas agora, com a garantia dada pela adjunta da Casa Civil, os diretores da Associação dos Amigos do Centro Interdisciplinar de Equoterapia (Aacieq), a vereadora Vanessa e os familiares dos atendidos pelo programa estão mais tranquilos. 

A entidade foi fundada em 2006, com participação da vereadora Vanessa, para buscar apoio à continuidade do Centro de Equoterapia. A solicitação da vereadora para a renovação do contrato dos educadores foi feita através de ofício ao chefe da Casa Civil, deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB).
O Centro de Equoterapia, que já existe há 13 anos, é referencia no Estado do Pará. Ele conta com seis profissionais da área de saúde, que trabalham na reabilitação e socialização de crianças e adolescentes portadores de necessidades especais. Com esse trabalho, o centro busca o desenvolvimento dos participantes em seus aspectos físico, psicológico e social, através de um método terapêutico e educacional desenvolvido com o uso dos animais da Cavalaria da Polícia Militar do Pará.


Com a ajuda da equoterapia, os pacientes atendidos pelo centro aprendem novas formas de lidar com as limitações físicas e mentais. Segundo o tenente coronel Cláudio Baía Polaro, coordenador do Centro Interdisciplinar de Equoterapia da Policia Militar do Pará, o método não é uma novidade terapêutica. A atividade, que reúne técnicas de equitação, já é conhecida desde a antiguidade. Na Grécia, Hipócrates utilizou-se do cavalo para “”regenerar a saúde” de seus pacientes. No Brasil, a terapia foi reconhecida em 1989.

O Centro também atende adultos paraplégicos e tetraplégicos que foram vítimas de violência urbana. O Programa de Equoterapia Interdisciplinar funciona na Clínica Médico-Veterinária da PM, localizada na rodovia do Mangueirão, de segunda a sexta feiras, nos horários de 08h às 18h. Atualmente, atende 65 pacientes, mas, segundo o coronel Polaro, outras 500 crianças e adolescentes aguardam na fila de espera.

Sensibilizada com a garantia de apoio do governo do Estado ao programa, Vanessa afirmou que “lutar pela permanência do programa é ao, mesmo tempo, lutar para que sonhos de outras crianças, como o de voltar a andar, não morram por falta de incentivos”.

A recontratação dos educadores do Centro de Equoterapia deverão ser recontratados nos próximos dias.

Nenhum comentário: