terça-feira, setembro 06, 2011

CMB RECEBE DADOS SOBRE VIOLÊNCIA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

Violência contra a criança e o adolescente terá cadastro municipal pubicado pela Câmara de Belém, uma iniciativa da vereadora Vanessa Vasconcelos

Já estão com a primeira-secretária da Câmara Municipal de Belém, vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB), as primeiras informações sobre violência envolvendo crianças e adolescentes em Belém. Os dados são do Sistema de Informação de Segurança Pública (Sisp), elaborado pelo Centro Estratégico Integrado da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup).

Esses dados abastecerão o Cadastro Municipal de Violência Contra a Criança e o Adolescente, que será disponibilizado para consulta pública no novo site do Legislativo Municipal, de acordo com proposta apresentada pela vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB). 

A iniciativa de Vanessa aconteceu depois que projeto de lei de igual teor aprovado pelos vereadores de Belém foi vetado pelo prefeito Duciomar Costa (PTB).

E as informações do Sisp dão a exata dimensão da gravidade da violência que ainda vitima crianças (0 a 11 anos) e adolescentes (12 a 17 anos) no município: 516 ocorrências registros, de um total de 1.138 em todo o Estado, com 1.218 vítimas. Os dados são a soma dos registros feitos nas delegacias especializadas em criança e adolescente e em todas as demais delegacias da capital e do interior do Pará.

Do total de vítimas, 81,4% foram adolescentes e 57,5% do sexo feminino. Do total de registros de ocorrências, apenas 35,6% geraram algum tipo de procedimento.

“Minha expectativa é que a maior publicidade desses dados estimule a população a denunciar os casos que ainda são mantidos omissos e a cobrar mais e novas providências das autoridades responsáveis pela segurança e bem-estar das crianças e adolescentes de nosso município", afirmou Vanessa, hoje, ao receber as informações do Sisp.

Nenhum comentário: