quinta-feira, outubro 13, 2011

GRATUIDADE PARA POLICIAIS, GUARDAS E BOMBEIROS EM EVENTOS DE ESPORTE E CULTURA

Policiais, bombeiros militares e guardas municipais de Belém poderão gozar de gratuidade de entrada em sessões de cinema, teatro, eventos culturais e esportivos realizadas no município, mas, como contrapartida, eles deverão atender a eventuais situações de emergência no local. Para usufruir da gratuidade, no entanto, policiais, bombeiros e guardas deverão apresentar suas identidades funcionais, mas com uma limitação: o máximo de 5% da capacidade de lotação do local do evento.

É o que pretende a vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB) através de projeto de lei apresentado à Câmara Municipal de Belém, na semana passada. 

E ela justificou sua proposta: "São profissionais que lidam diariamente com a vida humana, vivendo situações extremas no cotidiano do trabalho, com estresse e riscos variados, e que precisam de compensações de efeito psicológico e emocional que a remuneração muitas vezes não lhes permite usufruir", afirmou a vereadora.

Mas não apenas isso: a presença desses profissionais de segurança pública é relevante em locais de eventos culturais e esportivos, mesmo em horários de folga, diante da possibilidade de situações de emergência. "Em ocasiões de risco, vidas podem ser salvas pela ação imediata desses profissionais, por exemplo, pela simples orientação sobre a evacuação do local", argumentou Vanessa.

O projeto de lei segue a tramitação regimental da Casa.

Nenhum comentário: