terça-feira, abril 24, 2012

PM CELEBROU TIRADENTES E GOVERNADOR DISTRIBUIU MEDALHAS


O governador entregou a Medalha Tiradentes a pessoas que se destacaram na parceria e colaboração com a Polícia Militar

Noite de sexta-feira passada, Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Cerimônia de homenagens à Polícia Militar do Pará pela celebração do Dia de Tiradentes, Patrono das PM's brasileiras, em 21 de Abril.

Presentes toda a cúpula estadual da PM paraense, com o comandante-geral Coronel QOPM Daniel Borges Mende à frente, e o staff do governo estadual - o próprio governador Simão Jatene em destaque.

Presente também a vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB), Major da corporação, que cumpriu o honroso papel de mestre de cerimônia no evento. 

“A melhor forma de celebrar Tiradentes é valorizar os princípios que pautaram a sua atitude em defesa da liberdade, da ética e do país. Entendo que cada policial militar, no seu dia a dia, ao agir de forma correta e ética, ao defender a população, ao procurar contribuir na construção de uma sociedade menos violenta, mais justa e feliz, ele está homenageando e celebrando Tiradentes”, declarou o governador Simão Jatene.

Durante a solenidade, Jatene entregou a medalha Tiradentes, acompanhado pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernandes, e pelo comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel Daniel Borges Mendes. A comenda é destinada a reconhecer o apoio e o trabalho de pessoas, entre militares e civis, que se destacaram na parceria e colaboração com a Polícia Militar. Ao todo foram entregues 114 medalhas, sendo 99 destinadas a autoridades militares e outras 15 a civis.

"É sempre uma emoção renovada viver momentos de homenagens à nossa gloriosa Polícia Militar, tão merecidos, por sinal, especialmente nos dias de hoje, quando dela são exigidos muito mais do que eficiência no combate à criminalidade e na garantia da segurança pública", afirmou Vanessa, após a cerimônia.

domingo, abril 15, 2012

PRIANTE É PRÉ-CANDIDATO DO PMDB À PREFEITURA DE BELÉM

Priante, pré-candidato: "Vamos construir uma nova agenda para Belém, esta será construída ouvindo-se o povo. O PMDB construirá uma grande vitória, em Belém". Vanessa Vasconcelos esteve presente

O deputado federal José Priante é o pré-candidato do PMDB à Prefeitura de Belém nas eleições de outubro deste ano. O lançamento aconteceu, na noite da quita-feira passada, no restaurante Pommer Door, na Avenida José Bonifário, em Belém. O local ficou totalmente lotado.

O evento fez parte de uma agenda nacional do partido, que definiu as capitais onde o PMDB terá candidaturas próprias. Belém será uma delas e, por isso, o presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp, esteve presente.

Além de Raupp, toda a nata da direção estadual do partido marcou presença, além de líderes regionais, como prefeitos, vices, vereadores e líderes da sociedade civil.

A sessão foi comandada pelo presidente de honra do PMDB no Pará, senador Jader Barbalho. Junto com ele, deputados federais e estaduais, além do ex-governador Aurélio do Carmo. Também convidada para compor a mesa dos trabalhos, a vereadora Vanessa Vasconcelos, primeira-secretária da Câmara Municipal de Belém.

"O único caminho é a união de nossas forças. Vamos construir uma nova agenda para Belém, esta será construída ouvindo-se o povo. O PMDB haverá de construir uma grande vitória, em Belém, nas próximas eleições", afirmou Priante, ao se pronunciar, sugerindo pelo menos duas das estratégias que pretende adotar na campanha.

Jader Barbalho, ao longo do encontro, anunciou os nomes que o partido prepara para os demais municípios paraenses. O evento, na verdade, serviu para anunciar não apenas José Priante como o nome para Belém, mas também os outros pré-candidatos em todos os municípios do Pará.

"É bom que os partidos tenham vida longa, pois amadurecem, aprendem a ser oposição, aprendem a ser governo", afirmou o senador, depois de resgatar parte da história do partido. "O PMDB teve erros ao longo de sua caminhada, teve acertos, pois é reflexo daquilo que é a sociedade. Mas também teve muitas vitórias", disse.

Último a falar, o senador Valdir Raupp destacou os números nacionais do PMDB: mais de 1.200 prefeitos, 8.500 vereadores, 21 senadores, 170 deputados estaduais, 78 deputados federais. "Não se pode escrever a história dos últimos 46 anos do Brasil sem destacar a importância que teve o PMDB nesse período", frisou.

"O PMDB é o maior partido do Brasil, e vai sair ainda maior e mais forte das eleições deste ano. O lançamento da pré-candidatura de Priante em Belém faz parte dessa estratégia", finalizou.

quarta-feira, abril 11, 2012

BAIXADA DO MARCO: CAIXA VAI AJUDAR NA COLETA DO LIXO

A coletora vai evitar o lançamento do lixo urbano em local inapropriado

Os moradores das passagens Celina, São Pedro e José Leal Martins, no bairro do Marco, solicitaram à vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB) a instalação de uma caixa coletora de resíduos sólidos, em fevereiro passado. E a vereadora conseguiu: no dia 29, funcionários da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) instalaram o equipamento no local.

O pedido dos moradores foi feito no início de fevereiro. De imediato, Vanessa encaminhou a demanda ao titular da Sesan, Ivan José dos Santos, no dia 9 de fevereiro. E o resultado foi positivo: vinte dias depois, o equipamento já estava instalado.

O equipamento está longe, claro, de minimizar os tantos e longos sofrimentos dos moradores daquela região do Marco, castigados por inundações causadas pelas chuvas do inverno, como acontece hoje. A solução definitiva desse problema somente virá com as obras da segunda etapa da macrodrenagem do canal do Tucunduba.

"Mas a coletora já vai evitar que os moradores deixem o lixo doméstico em local inapropriado, ou mesmo no próprio canal, o que ajuda nos alagamentos", afirmou Carlos Aldenas, morador da Passagem Celina. Na opinião de Aldenas, o equipamento também terá seu papel pedagógico: a importância de a população entender a necessidade de dar destinação correta do lixo urbano, evitando doenças e inundações.

"Nós estamos felizes com esta conquista, e isso nós agradecemos à vereadora Vanessa!", concluiu Carlos Aldenas. 

Para Vanessa, a interação da comunidade com o Poder Legislativo e a sensibilidade dos representantes do povo podem ajudar muito na solução de problemas do cotidiano. "Fiz a escolha pelo trabalho em parceria com as comunidades e, por causa disso, minha determinação é tratá-las com respeito e prioridade. O desfecho positivo desta demanda dos moradores do Marco é um exemplo disso", afirmou a vereadora.

segunda-feira, abril 09, 2012

OFICINAS CAPACITAM MAIS DE OITENTA

Seguem as oficinas de produção artesanal, que qualificam dezenas de pessoas para a produção e comercialização de bens e melhoria da renda familiar

A parceria do mandato da vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB) e a Associação Integra Belém continua a gerar ações positivas que promovem renda familiar e inclusão social. Na última semana de março passado, a Integra Belém promoveu mais quatro oficinas de produção artesanal, na ilha de Mosqueiro, em Icoaraci, no Ariri-Bolonha e no bairro do Marco. Ao todo, quase 90 pessoas participaram dos eventos.

Duas das oficinas foram de produção artesanal de chocolate, justamente às vésperas da Páscoa. Uma delas foi no espaço comunitário da professora Ieda Baena, na vila de Icoaraci, no dia 30 de março. A outra, no dia anterior, na comunidade que reúne os moradores do trecho da Travessa Timbó entre as passagens Maria Aguiar e Acatauassu Nunes, no bairro do Marco. Nas duas, 87 presentes.

As demais oficinas foram de produção de material de limpeza, no Centro Comunitário do Conjunto Ariri-Bolonha, e na vila de Mosqueiro, na paróquia de Nossa Senhora do Cenáculo. Mais trinta pessoas participaram das duas oficinas. As quatro oficinas tiveram a artesã Esther Jatene como instrutora.

"São ações simples, mas que tem um efeito altamente positivo na vida das pessoas participantes, a maioria de mulheres, pois dá a elas a possibilidade de trabalhar, produzir e melhorar a renda familiar", afirmou Lúcio Mota, um dos coordenadores das oficinas, avaliando o resultado das oficinas.