quarta-feira, abril 11, 2012

BAIXADA DO MARCO: CAIXA VAI AJUDAR NA COLETA DO LIXO

A coletora vai evitar o lançamento do lixo urbano em local inapropriado

Os moradores das passagens Celina, São Pedro e José Leal Martins, no bairro do Marco, solicitaram à vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB) a instalação de uma caixa coletora de resíduos sólidos, em fevereiro passado. E a vereadora conseguiu: no dia 29, funcionários da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) instalaram o equipamento no local.

O pedido dos moradores foi feito no início de fevereiro. De imediato, Vanessa encaminhou a demanda ao titular da Sesan, Ivan José dos Santos, no dia 9 de fevereiro. E o resultado foi positivo: vinte dias depois, o equipamento já estava instalado.

O equipamento está longe, claro, de minimizar os tantos e longos sofrimentos dos moradores daquela região do Marco, castigados por inundações causadas pelas chuvas do inverno, como acontece hoje. A solução definitiva desse problema somente virá com as obras da segunda etapa da macrodrenagem do canal do Tucunduba.

"Mas a coletora já vai evitar que os moradores deixem o lixo doméstico em local inapropriado, ou mesmo no próprio canal, o que ajuda nos alagamentos", afirmou Carlos Aldenas, morador da Passagem Celina. Na opinião de Aldenas, o equipamento também terá seu papel pedagógico: a importância de a população entender a necessidade de dar destinação correta do lixo urbano, evitando doenças e inundações.

"Nós estamos felizes com esta conquista, e isso nós agradecemos à vereadora Vanessa!", concluiu Carlos Aldenas. 

Para Vanessa, a interação da comunidade com o Poder Legislativo e a sensibilidade dos representantes do povo podem ajudar muito na solução de problemas do cotidiano. "Fiz a escolha pelo trabalho em parceria com as comunidades e, por causa disso, minha determinação é tratá-las com respeito e prioridade. O desfecho positivo desta demanda dos moradores do Marco é um exemplo disso", afirmou a vereadora.

Nenhum comentário: