quarta-feira, fevereiro 02, 2011

AUGUSTO MEIRA FOI HOMENAGEADO PELA CÂMARA


Jornalista, escritor e historiador, Augusto Mera Filho recebeu mais uma homenagem dos vereadores de Belém (Fotos: divulgação)

A sessão solene de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Belém, ontem, foi precedida da inauguração do memorial em homenagem ao escritor, jornalista e historiador Augusto Meira Filho (1915-1980). Ao descerrar a placa comemorativa, instalada no salão de entrada da CMB, o presidente da Casa, vereador Raimundo Castro, destacou a enorme honra que representa à Câmara de Belém eternizar a contribuição de Meira Filho à cidade.

Em nome da família, o arquiteto Aurélio Meira observou que a distinção conferida ao seu pai se reveste de um duplo significado. Primeiro, por se somar a uma homenagem anterior, o Brasão D’Armas, que o Legislativo Municipal atribuiu, post-mortem, a Augusto Meira, que legou uma importante bibliografia dedicada à cidade de Belém. Em segundo, por assinalar os 30 anos de sua morte, celebrados no ano passado.

Aurélio Meira, depois de lembrar que seu pai foi presidente desta Casa, no período de 1971 a 1973, e nela exercido três mandatos, destacou que a importância de sua trajetória parlamentar ainda está representada no fato de o prédio que abriga a Câmara ter recebido o nome de Palácio Augusto Meira Filho.

Selecionada especialmente para a ocasião, uma exposição revelou aos convidados momentos da vida de Meira Filho, através de fotos em que ele aparece ao lado de importantes nomes de sua época, de exemplares da hoje não menos histórica página dominical que escrevia no jornal "A Província do Pará". Também lá estavam parte expressiva de suas obras literárias, como os livros "Mosqueiro, Ilhas e Vilas", "Landi, Esse Desconhecido" e "O Bi-Secular Palácio de Landi" (ambos dedicados ao arquiteto italiano Antônio Landi). Também ilustraram a exposição os livros "Contribuição à Historia de Belém" e "Evolução Histórica de Belém do Grão-Pará", fundamentais para a compreensão da história da capital paraense. 

Além de Aurélio Meira, também estavam presentes outros membros da família do homenageado, como os filhos Regina Meira, Cristina Meira e Milton Meira, acompanhado da esposa, Rosário Meira. O prefeito Duciomar Costa foi outo que prestigiou o evento, assim como a primeira secretária da Casa, vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB), e a segunda secretária, Tereza Coimbra.

Após o evento, Vanessa destacou a importância de Augusto Meira a Belém. "Ele foi um homem de múltiplos papéis públicos, todos cumpridos com muita dignidade e honradez e com consequências benéficas à cidade e à população, seja como jornalista, seja como historiador e escritor", destacou a vereadora. "Todas as honrarias que ele recebeu em vida ou post-mortem foram mais que merecidas", concluiu.

Fonte: www.cmb.pa.gov.br

Nenhum comentário: