terça-feira, junho 14, 2011

RECONHECIMENTO DE UTILIDADE AO COLÉGIO SANTA CATARINA DE SENA

Fundado em 7 de outubro de 1903, o Colégio Santa Catarina de Sena (CSCS) foi a primeira instituição escolar da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, fundada pela madre Savina Petrilli, em Belém.

Há 107 anos na capital paraense, onde ajudou a formar cidadãos de três gerações, o colégio pertence à Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena. A instituição prioriza a formação e o crescimento humano através da educação, procurando desenvolver as habilidades e competências de seus alunos. Pautada sob o prisma da formação religiosa, a educação oferecida pelo CSCS favorece o desenvolvimento de valores para o exercício pleno da cidadania, preparando seus alunos para se assumirem como sujeitos de suas histórias, conscientes de suas opções e valores.

Ontem, como forma de valorizar publicamente os méritos a esse trabalho educacional secular do Colégio Santa Catarina de Sena, a vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB) apresentou projeto de lei à Câmara Municipal de Belém propondo o reconhecimento de Utilidade Pública para o Município de Belém àquela instituição.

"O mérito à boa educação como fator determinante à construção de uma nação moderna, à formação de cidadãos conscientes e ativos e de profissionais de reconhecida competência está em crise, o que se reflete no abalo moral por que passam várias instituições públicas, que degrada eticamente o comportamento de setores da sociedade e que, hoje, também se espelha na crise de oferta de mão de obra no País", afirmou Vanessa, destacando o papel exercido pelo colégio na sociedade belenense.

Segundo Vanessa, reconhecer esse trabalho do Santa Catarina de Sena em promoção da boa educação é uma forma não apenas de gratidão às mulheres que o dirigem, mas também de destacar valores que, comprovadamente, são indispensáveis à formação da sociedade e de seus cidadãos. "Os fatos recentes demonstram isso, infelizmente", completou Vanesa.

Nenhum comentário: