segunda-feira, maio 17, 2010

VEREADORA VISITA ÁREA DE ICOARACI E DISCUTE COM MORADORES PROBLEMAS DE SANEAMENTO


Moradores mostraram à vereadora os efeitos da falta de drenagem na área e o quanto sofrem com as inundações. A travessa Souza Franco é uma das vias públicas interditadas

A vereadora Vanessa Vasconcelos (PMDB), atendendo convite dos moradores locais, visitou área do bairro da Agulha, na vila de Icoaraci, que foi totalmente inundada durante as últimas chuvas fortes do mês de abril. A visita aconteceu da tarde da última sexta-feira.

Acompanhada de moradores locais, Vanessa percorreu o trecho da travessa Souza Franco, entre as ruas Dois de Dezembro e Oito de Setembro, uma das áreas mais afetadas pelas inundações. Com as enchentes, os moradores tiveram prejuízos diversos, principalmente com a perda de móveis e eletrodomésticos.


A construção de um conjunto de casas (à esq.) assoreou e estreitou o canal de Santa Isabel, ajudando um agravar os efeitos das inundações. Os moradores querem obras urgentes de drenagem e pavimentação

Segundo relato dos moradores, o problema se agravou com o início da construção de um conjunto de casas na rua Dois de Dezembro com a travessa Souza Franco, através de um programa do governo federal. "A obra estreitou o canal Santa Isabel, por onde escoa a água das chuvas, e ele também ficou mais raso, o que ajuda a alagar toda a área", afirmou o senhor Onésimo Santos, morador da Souza Franco.

José Pio Rodrigues e a professora Darcy Benevides, moradores da rua Antônio Barros, fizeram relatos do sofrimento que tiveram com as recentes inundações. "Muitos moradores perderam quase tudo, de móveis a eletrodomésticos, um prejuízo que ninguém vai repor", queixou-se José Pio. Mas, no entendimento da professora Darcy, são as crianças os que mais sofrem. "Elas são obrigadas a passar pelo meio da lama e do lixo que se acumula, porque as pontes foram danificadas ou destruídas pela enxurrada", denunciou. Eles querem que a Prefeitura de Belém resolva o problema, com a execução de obras de drenagem e pavimentação.

Colocando-se à disposição dos moradores para ajudar na solução do problema, ou pelo menos na minimização imediata destes, Vanessa pediu aos moradores que façam um abaixo-assinado solicitando à Prefeitura as providências urgentes.

Com o documento pronto, Vanessa e representantes dos moradores irão à Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para discutir os problemas e reivindicar a solução destes. Assim foi o encaminhamenro combinado entre a vereadora e os moradores, no final da visita.

Um outro dos abaixo-assinado dos moradores da rua Antônio Barros e da passagem Minerva já está pronto e deverá ser apresentado à Sesan com o mesmo objetivo.

"É um absurdo o sofrimento que aquelas pessoas estão vivendo. São condições subumanas, uma situação que agride a condição deles como cidadãos. Um absurdo!", revoltou-se a vereadora. Ela se comprometeu a encaminhar as reivindicações dos moradores e se empenhar pela solução dos problemas.

Nenhum comentário: